O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E A DEFESA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA SOB A ÓTICA DA JURISPRUDÊNCIA TRABALHISTA
Palavras-chave:
Assédio moral. Violência no trabalho. Dignidade da Pessoa Humana.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo discutir o instituto do assédio moral no ambiente laboral, contemplando seus elementos caracterizadores, espécies, figuras paralelas, bem como traçar um perfil do Poder Judiciário, ao analisar os julgados dos Tribunais Regionais e Tribunal Superior do Trabalho, visando í reflexão sobre a forma como as Cortes estão decidindo os casos postos í sua apreciação e, ainda, os tipos de assédio moral relacionados í s práticas abusivas no trabalho. O princípio da dignidade da pessoa humana é norma balizadora de todas as relações, pessoais ou profissionais, e, como tal, deve ser observado por empregadores, pois esses detém o poder/dever de preservar um ambiente de trabalho o mais saudável possível. O posicionamento do Tribunal Superior do Trabalho quanto í s ações da empresa, com características de assédio moral organizacional, é no sentido de que tal prática é passível de indenização por danos morais, inclusive coletivos, pois guarda conteúdo com o interesse público. As formas de subjugação de ser humano, aqui exemplificadas pelo assédio moral, demonstram a imaturidade da sociedade que deve ser conscientizada dos danos gravosos e velados que ocorrem cotidianamente nos ambientes de trabalho.
Downloads
Referências
BELLONI, Márcio. O dano moral no direito do trabalho. In: Revista de Direito do Trabalho. Vol. 133/2009, Jan-Mar/2009.
BRANDíO, Fernanda Holanda de Vasconcelos. Dignidade da pessoa humana e cidadania: Princípios fundamentais e essenciais para o acesso í Justiça. In: Revista Âmbito Jurídico. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7538. Acesso em: 26 out. 2015.
GUEDES, Márcia Novaes. Terror psicológico no trabalho. São Paulo: LTr, 2003.
HIRIGOYEN, Marie France. Mal estar no trabalho: redefinindo o assédio moral. Rejane Janowitzer (Trad.). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
PEDUZZI, Maria Cristina Irigoyen. Assédio Moral. In: Revista do Tribunal Superior do Trabalho, Brasília, vol. 73, n° 2, abr/jun 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.